Enecos

A Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social (Enecos), como é hoje, surgiu em 1991, mas a idéia de uma organização nacional dos estudantes de comunicação social é mais antiga. Executivas ou apenas comissões organizadoras de encontros nacionais existem desde a criação dos cursos. A primeira organização deste tipo que se tem notícia é de 1972. Foram realizadas várias assembléias nacionais de estudantes e formada uma Executiva Nacional provisória que organizou o primeiro Enecom (Encontro Nacional dos Estudantes de Comunicação Social), em Goiânia. De lá até hoje, essa organização nacional tem sido irregular e conturbada, passando por fases de muita discussão e disputa política ou de completa desarticulação.

A Enecos tem o papel de aglutinar e representar os estudantes de Comunicação do país em torno de várias questões levantadas e que são chamadas de bandeiras de luta: a Democratização da Comunicação, a Qualidade de Formação do Comunicador Social e o Combate às Opressões. Além de articular a luta dos estudantes, a Executiva organiza encontros de comunicação, que são os espaços onde se trocam idéias e se organiza atividades em conjunto com estudantes do país inteiro.

Como o Brasil é muito grande e tem muitas escolas de comunicação, a Enecos divide o país por regionais a fim de facilitar o contato com os estudantes. Uma delas é Regional Sul, que agrega os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Conheça mais no site da enecos: http://www.enecos.org.br/